Muita gente não conhece essa parte menos famosa que é a flor da bananeira, também conhecida como umbigo, coração ou mangará da bananeira. Ela é uma parte desconhecida que fica embaixo do cacho da banana.

O coração da bananeira

Da parte de baixo do cacho verde (ainda imaturo) sai uma protuberância que forma uma conede de cor e textura diferentes das demais bananas. É muito utilizada na cozinha, fazendo parte de várias receitas pelo seu sabor requintado e alto valor nutrucional e até em preparados medicinais caseiros.

Tem um sabor que lembra o palmito, mas um pouco mais amargo. Também é rica em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome. Além disso, pesquisadores afirmam que a planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres. Enfim, ótima para a saúde.

Como é colhida?

Para ser utilizada receitas a flor/coração da bananeira precisa ser cortada no lugar exato, não muito próximo das bananas, mas perto suficiente para remover o cone roxo do cacho ainda verde. Assim favorecendo o amadurecimento do cacho devido ao fluxo forçado da seiva.

Se o cacho já ficou maduro a flor/coração da bananeira deixa de ser aproveitada para na gastromia e quando estiver escurecido e perdido o viço pode-se apenas ser uasdo como adubo.

Qual a importância?

Apreciada no mundo mas pouco conhecida no Brasil pode ser uma ótima Fonte nutrientes e estar presente em diversas preparações gastronômicas por causa dos seus nutrientes e sabor diferenciados. Além de provar que a banana é a rainha das frutas!


Curta nossa fanpage no facebook e acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das dicas e curiosidades sobre a nossa fruta preferida!